Correio Popular Notícia




Campanha contra o câncer de pele começa sábado

Data da notícia: 25/11/2011
Foto:

(Da Redação) Para manter o compromisso de alertar a população sobre os perigos do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil, está sendo desencadeado em Ji-Paraná, neste sábado (26), a partir das 9 horas, a Campanha de Combate ao Câncer de Pele. O evento é uma realização da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) sendo está a 13ª edição da já tradicional campanha com atendimento gratuito simultâneo em Ji-Paraná e outros municípios do Estado de Rondônia e mais 23 estados e no Distrito Federal. A campanha será realizada das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111125d.jpg[/IMG]Em Ji-Paraná, município que tem sido destaque a nível nacional com a mobilização da população para realização de campanhas de combate a doença, o exame será realizado na Santa Casa de Misericórdia, localizada na rua das Pérolas, 1970, bairro União Dois.
Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Na Santa Casa de Misericórdia de Ji-Paraná, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre foto proteção e como suspeitar do câncer da pele. A CNPCP (Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele), no ano passado atendeu cerca 63,28% das pessoas em Ji-Paraná que disseram se expor ao sol sem proteção e 17,7% foram diagnosticadas com a doença, um número bem acima da média nacional, que é de 11,12%.
?Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental da campanha. As pessoas devem ser orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos: diagnosticar precocemente a doença.?, explica Marcus Maia, coordenador da CNPCP.
CÂNCER DE PELE - O câncer da pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no país pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). Quando é diagnosticado precocemente, tem maior percentual de cura. São estimados pelo Inca 113.850 novos casos para 2011, sendo a maioria para mulheres (60.440).
Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele de 2011, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. A avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo.


Fonte:






Noticia vista 1435 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.